fbpx

Em época de pandemia mundial com o COVID-19, sair de casa é extremamente arriscado. Quantos consultórios e médicos ou profissionais de saúde estão parados? Neste momento, o foco é o atendimento do paciente infectado pelo Covid-19. De fato, a pandemia justificou este protocolo de preservação de vidas. Aí que vem a importância da telemedicina: você pode consultar os melhores médicos sem precisar sair de casa!!

O que é a telemedicina?

A telemedicina pode ser definida como um recurso tecnológico e de comunicação idealizado com o propósito de aperfeiçoar o atendimento médico e a saúde do paciente, afinal, ela possibilita que os profissionais da área troquem informações, pareceres e opiniões a distância.

A modalidade deverá estar presente de forma exponencial nos cuidados com a saúde, sendo possível levar tais cuidados a locais mais remotos e com menos acesso a determinados tipos de serviços. Dessa maneira, você não corre o risco de ser infectado e ainda consegue ter uma orientação médica de verdade. É muito mais proteção e conforto para você e sua família. Até mesmo exames podem ser lidos de maneira segura, graças à combinação de softwares, plataformas e uma tecnologia com a expertise dos profissionais.

Quais são as vantagens da telemedicina?

A telemedicina, por sua capacidade de agilizar processos urgentes, encurtar distâncias e otimizar o tempo, tem se mostrado cada vez mais, uma ferramenta imprescindível para enfrentarmos os principais desafios que se apresentam no setor da saúde em nosso mundo contemporâneo. O procedimento que permite, remotamente, realizar consultas e diagnósticos, monitorar pacientes e formar profissionais–, facilita muito o contato com médicos especialistas, raros no interior do Brasil. Dessa forma, do ponto de vista econômico e social, cria-se

 uma área estratégica, pois, além de gerar inovações e impulsionar diferentes indústrias, facilita o acesso à saúde, integrando regiões remotas com centros de referência.

A tecnologia aplicada na telemedicina aponta para a melhoria dos processos atuais minimizando os riscos e reduzindo os custos. Para os profissionais do setor de saúde, o recurso também é benéfico, já que a ferramenta permite que eles tenham acesso à educação e a especializações por meio de programas de aperfeiçoamento online de qualquer lugar do mundo. A modalidade também possibilita que os técnicos se ajudem mutuamente na tomada de decisões médicas.

Essa descentralização traz benefícios não só aos pacientes (que contam com uma equipe ao seu dispor), mas também aos próprios médicos, ajudando-os a salvar cada vez mais vidas.

Existe uma regulamentação?

Segundo o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, essa especialidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde. Em março de 2020 foi publicada uma nova portaria em resposta emergencial ao novo coronavírus que prevê em caráter temporário e emergencial, o atendimento, e que os médicos deverão utilizar-se de tecnologia que garantam a integridade, segurança e sigilo das informações.

Assim como em outros setores, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde. A telemedicina parece ser mais uma das evoluções aceleradas pelo momento global de Pandemia, que dificilmente será retroagida., já que na prática, todos saem ganhando, tanto as empresas que podem diminuir seus custos com a geração de sinistros quanto os usuários que conquistam mais qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *