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Smartphones, notebooks e tablets, entre outros eletrônicos, são cada vez mais, parte   indispensável em nossas vidas. Principalmente agora, que precisamos nos manter conectados e seguros devido a pandemia do Covid-19.

Eles são usados profissionalmente, na vida pessoal e como ferramenta de entretenimento. Por isso, ficar sem eles costuma ser complicado, ainda mais quando se perde alguns desses aparelhos em roubos, furtos ou em acidentes que danifiquem o dispositivo.

Por isso, devemos considerar recorrer a um seguro para eletrônicos para não ficar no prejuízo se algo de ruim acontecer…

Seguros para eletrônicos: vale a pena fazer?

Com o avanço da tecnologia e da concorrência, o valor dos produtos eletrônicos – cada vez mais completos, potentes e cheios de funcionalidades – vem aumentando. Assim, eles mudaram de status: de meros produtos, passaram a ser parte do patrimônio da pessoa ou da família.

Essa subida dos preços e a consequente escalada dos roubos são fatores-chave que levam muita gente a contratar um seguro para seu celular e outros eletrônicos.

Como funciona um seguro para eletrônicos?

Não é muito diferente dos demais seguros, como os para veículos ou imóveis.

 O cliente paga um valor a uma seguradora, que, com isso, assume a responsabilidade sobre determinados riscos que possam atingir o bem segurado.

O preço varia de acordo com alguns aspectos do aparelho e tipo de cobertura, mas oscila entre 10% e 20% do valor do aparelho. 

Nota fiscal e manuais do aparelho segurado com as características do produto, como marca, modelo e número de série, são indispensáveis. E, o aparelho deve ter no máximo, 3 anos de uso.

Alguns planos garantem uma cobertura básica, com indenização por roubos e furtos. Outros podem proteger contra roubos, furtos e prejuízos com quebras, quedas, amassados e arranhões. Alguns oferecem até coberturas adicionais, como a garantia internacional, que dá direito à extensão do seguro fora do Brasil.

Mas em todos eles, uma coisa é comum: a maioria dos seguros não cobre perdas do aparelho causadas por negligência do usuário, como, por exemplo, esquecer o celular na mesa do bar.!

Algumas empresas também incluem nas apólices o serviço de backup para arquivos como documentos, vídeos e imagens. Assim, você fica mais tranquilo e pode recuperar informações perdidas.

Além disso, coberturas para notebooks, por exemplo, costumam oferecer serviços de assistência técnica, com manutenção e instalação de softwares.

Importante portanto, conhecer a cobertura oferecida pela apólice e a existência ou não de franquia em caso de acionamento do seguro.

Em caso de sinistro, você deve telefonar para a central de atendimento da seguradora e enviar a documentação solicitada (nota fiscal e boletim de ocorrência, por exemplo) à empresa. Depois de aprovada a indenização, você deve pagar a franquia para receber o valor em até 30 dias após o pedido.  

Mas vale a pena pagar por um seguro para eletrônicos?

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, listamos alguns pontos que vão mostrar como contratar essa proteção é um excelente negócio.

  • Ótimo custo-benefício => Diante dos altos preços dos aparelhos eletrônicos, pagar por um seguro é quase sempre um ótimo investimento.
  • Coberturas diferenciadas => O consumidor consegue escolher a cobertura mais adequada de acordo com a sua necessidade.
  • Proteção em caso de assaltos => Infelizmente, as notícias mostram como é alto o índice de roubo de aparelhos eletrônicos. Logo, contratar um seguro faz parte da estratégia para se proteger dos prejuízos gerados por esses incidentes.
  • Serviços adicionais => Além da cobertura contra sinistros, algumas seguradoras oferecem serviços extras bastante úteis. Entre os mais comuns estão backups de arquivos, assistência técnica e manutenção, incluindo os softwares.

Se considerarmos a nossa crescente dependência desses aparelhos e os seus preços, veremos que um seguro para eletrônicos é mais que custo, é uma necessidade!

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