fbpx

O seguro de automóveis é uma modalidade criada para ajudar o consumidor com os possíveis prejuízos que ele possa ter com o seu veículo.

Através do seguro auto, é possível ter cobertura de acidentes, roubo ou furto, problemas mecânicos e até mesmo danos pessoais ou a terceiros, entre outras coberturas opcionais, que podem ser adicionadas ou retiradas de sua apólice, de acordo com a necessidade.

Como é feito o cálculo para o pagamento?

Prêmio é o nome dado ao valor que o segurado paga para ter direito ao Seguro.

Para saber quanto cada segurado deve pagar, as seguradoras levam em consideração informações pessoais, como gênero e idade, local de residência e trabalho, dados do veículo como marca, modelo, ano de fabricação,  além de dados estatísticos como o índice de roubo e sinistros do carro do segurado ou do local onde mora.

Basicamente quem apresenta mais riscos paga mais caro pelo seguro, ou seja, quanto maior o risco, maior o prêmio.

Qual é o melhor Seguro Auto?

Definir qual é o melhor seguro auto é muito relativo, pois varia de acordo com as necessidades e preferências de cada pessoa, com o uso do veículo, e com o orçamento disponível para a contratação da apólice.

Conhecer os tipos de seguro e suas coberturas também é fundamental para escolher qual contratar. Por isso, listamos os principais para te ajudar a contratar o mais adequado.

No Brasil, o seguro de automóveis se divide em dois grupos:

Seguro Obrigatório – DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) que beneficia vítimas de acidentes de trânsito, com o propósito de ajudar os motoristas acidentados. Geralmente é cobrado junto com o IPVA anual do veículo.

Seguro Facultativo, mais conhecido como seguro de automóveis, que conforme o próprio nome, já explica, é opcional, e cujas coberturas possíveis destacamos a seguir.

Seguro de Cobertura Básica

É o mais simples, abrangendo, em geral, incêndio, guincho, roubo ou furto e danos que causem perda total.

Por não ser completo, esse tipo de seguro também costuma ser mais barato, sendo a melhor opção para quem não pode pagar mais caro por mais proteção, mas quer ficar tranquilo quanto aos sinistros mais graves e que podem gerar custos mais altos.

Seguro de Cobertura Compreensiva

É o mais popular quando se trata de seguros auto, pois é uma solução mais completa que as demais e engloba sinistros como colisão (conserto mediante pagamento da franquia), incêndio, roubo ou furto, desastres naturais (chuva de granizo, terremoto, raio, enchente ou alagamento), guincho e queda de objetos em cima do carro.

Algumas empresas oferecem ainda seguros bastante completos, que incluem assistência 24 horas, carro reserva, cobertura de kit gás e proteção contra danos materiais, morais e corporais provocados a terceiros, por exemplo.

Além das proteções já citadas, há a opção de complementar incluindo proteções à parte. Entre os opcionais estão proteções para acessórios como som e rodas especiais, vidros, passageiros, danos a terceiros, carro reserva, higienização em caso de alagamento, blindagem, carta verde, assistência 24 horas e kit gás.

Tudo depende do seu poder de investimento, já que, quanto mais ampla a cobertura e benefícios de sua apólice, mais caro o valor final pode ficar.

Esse tipo de seguro é ideal para quem quer se sentir protegido e amparado, mesmo que custe mais.

Seguro contra Roubo e Furto

É o modelo básico de seguros para quem não pode arcar com os custos de um seguro mais completo. É uma opção para não ficar desprotegido que cobre apenas estes sinistros.

Nesta categoria, a indenização só é concretizada caso seu carro não seja encontrado. Se for achado, a seguradora cobre os danos apenas se as avarias ultrapassarem 75% do valor do veículo. Caso não ultrapassem, o seguro não cobre os valores e o custo é pago pelo próprio proprietário.

Geralmente, as locadoras colocam um rastreador no veículo quando é contratado esse tipo de seguro.

Seguro de Terceiros

Diferentemente dos outros modelos, este tipo de seguro protege somente os danos causados por você à outras pessoas em caso de acidentes. Aqui é possível cobrir danos materiais, corporais e até morais.

Ideal para carros antigos, este modelo garante que você não precise arcar com nenhum dano causado ao patrimônio alheio.

Seguro de acidentes de Passageiros

Ideal para motoristas que trabalham com transporte de passageiros, como taxistas, motoristas de aplicativos Vans, este seguro garante que todas as pessoas dentro do veículo acidentado sejam indenizadas.

O que é franquia?

É a parte em dinheiro que segurado vai pagar para consertar os danos do carro em cada sinistro que ocorrer.

Na proposta e na apólice do seguro do veículo está determinado o valor da franquia. Caso o prejuízo causado por um acidente não supere esse valor, o segurado será responsável pelo pagamento do conserto.

O que acontece em casos de Sinistro?

Quando o segurado sofre um acidente de carro, com perda parcial ou total, deve acionar o seguro, que fará uma avaliação e arcar com os custos previstos no contrato. Lembrando que, em caso de acidentes com vítimas, é preciso aguardar a chegada da polícia no local e fazer também um boletim de ocorrência (BO).

Se o carro tiver conserto, o segurado paga o valor da franquia estabelecida na apólice e a seguradora arca com o restante dos custos. Já se a perda for total, não há pagamento da franquia, e a seguradora paga o valor relativo ao carro, que foi acordado em contrato.

Em caso de roubo ou furto, o procedimento deve ser o mesmo. Acionando o seguro, é possível receber o valor estabelecido no contrato para essas situações. Basta apresentar os documentos requeridos, como boletim de ocorrência, documentos pessoais e do carro.

Renovação e Cancelamento de Seguro

Para renovação, as seguradoras costumam entrar em contato com seus clientes um pouco antes do vencimento do seguro, o que acontece uma vez por ano.

Geralmente, basta confirmar os dados para receber a nova apólice. Caso queira mudar de seguradora, é preciso informar que não deseja continuar com os serviços de uma empresa e contatar a que deseja contratar.

O cancelamento, pode ser realizado tanto pelo segurado quanto pela seguradora. Caso você queira cancelar o seguro do carro, basta entrar em contato com o seu corretor, que fará o pedido. Depois, é preciso assinar um documento para formalizar o processo.

Já a seguradora pode cancelar o seguro em casos de inadimplência ou de roubo/furto do veículo, já que entende-se que você já não tem mais o carro.

Contratar um seguro de automóvel deixou de ser uma questão opcional e tornou-se uma necessidade atualmente. Essa é uma forma de se sentir mais tranquilo ao sair de casa usando um bem que, em muitos casos, foi conquistado com bastante trabalho.

Ao contratar o seguro auto, você saberá que, caso algo desagradável venha a acontecer, você será amparado e contará com o auxílio de profissionais especializados.

A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos sócios e colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.

Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *