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Um assunto que atormenta muitos empresários é o famoso corte de custos. No entanto, isso não deve ser considerado como um fantasma que assombra o seu setor financeiro e administrativo. Reduzir as despesas da sua empresa pode ser muito positivo para o seu negócio, ainda mais quando as avaliações necessárias apontam para desperdícios.

Ou seja, ao invés de encarar a redução de custos apenas nos momentos de crise, é inteligente seguir uma rotina de modo que periodicamente sejam analisadas as despesas. Assim, sempre que algo estiver sendo gasto sem necessidade, é possível detectar com eficiência e evitar que traga prejuízos futuros.

Para fazer uma pequena ou média empresa sobreviver em meio à crise, especialistas incentivam a criatividade e as alternativas mais econômicas para reduzir custos. Muitos empreendedores estão sofrendo com as medidas que precisam tomar, pois oferecem serviços que não estão relacionados à comercialização de produtos que podem ser entregues por delivery. Diversos empresários mandaram seus funcionários para casa, adotando a rotina de trabalho remoto e arcando com as despesas do aluguel de um espaço que se mantém ocioso enquanto o país procura alternativas de vencer o obstáculo do coronavírus.

Com alternativas escassas, muitas empresas estão fechando suas portas e deixando para trás um sonho que demorou muito tempo para ser conquistado. Ao passo que as despesas aumentam, o lucro começa a cair e desperta um cenário de receio.

Crise Econômica?

Um conjunto de fatores externos interferem na estabilidade financeira de uma empresa e a pandemia do novo coronavírus é um desses elementos. Ou seja, o cenário da saúde pública é algo que o empreendedor não consegue controlar e afeta a saúde financeira da empresa de uma maneira difícil de prever.

Uma crise de proporções globais na área da saúde faz com que os governos direcionem o seu caixa para compras essenciais. Isso prejudica a importação e exportação de produtos não prioritários. Parte da receita da empresa vinda de negociações internacionais acaba comprometida por causa disso.

Otimização dos benefícios empresariais: gestão de custos.

Antes de definir o que é a gestão de custos, é preciso entender o que é o custo, certo? Bom, podemos compreender como custo todos os investimentos que uma empresa tem para realizar as suas atividades, sejam estas a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

Os custos podem ser despesas fixas ou variáveis e incluem a mão de obra, compra de equipamentos e matéria-prima, energia elétrica, transporte, entre outras coisas. E saber enxergar, calcular e controlar o valor de todos esses recursos é o que chamamos de Gestão de Custos.

A economia de simples materiais de faciliteis, é importante que o empresário se preocupe sim, mas é imprescindível que o foco esteja direcionado para as maiores contas, como o custo benefícios de planos de saúde, por exemplo. É de suma importância que os profissionais entendam que é possível reduzir custos drasticamente sem prejudicar o atendimento dos seus funcionários. Confira nosso próximo artigo sobre o novo MP 936.

Quando o gestor possui essa ferramenta de conhecimento do seu negócio, torna-se muito mais fácil estabelecer a margem de lucro necessária para obter, de fato, mais lucratividade. Essa estratégia é um dos pilares para a sustentabilidade e sobrevivência de um empreendimento.

Por isso, quando feita de maneira inadequada, a gestão de custos pode interferir diretamente nos resultados, na produtividade e, consequentemente, no faturamento da empresa.

Gerir os custos de uma empresa corretamente é um desafio e tanto, e pode representar também, além de um aumento de receita, a diminuição dos gastos. Por isso, é fundamental manter o equilíbrio entre o que entra no caixa e o que dele sai.

Como esse não é um processo tão simples quanto parece, é preciso investir tempo e profissionais especializados nele. Mas pode apostar: a garantia de que a Gestão de Custos vai trazer muitos benefícios para o seu negócio é certa

Impacto direto na redução dos custos

Quando se tem uma visão mais detalhada da situação na qual o empreendimento se encontra, é possível enxergar os desperdícios e traçar um planejamento que tenha a finalidade de enxugar os gastos e deixá-los proporcionais à real demanda da sua produção.

Dessa maneira, você consegue dar conta do que é necessário para fornecer seu produto/serviços ao consumidor, sem que haja excessos e nem desperdícios.

Crescimento da lucratividade

 Esta vantagem está diretamente ligada com a anterior, uma vez que, ao eliminar as despesas desnecessárias, o lucro da empresa tende a aumentar naturalmente.

O melhor disso é que, dependendo da situação, suas vendas nem precisam crescer para que esse resultado seja visível. Somente com a diminuição dos gastos, a lucratividade torna-se proporcionalmente maior.

Produtos e/ou serviços com mais qualidade

 A organização e boa administração da gestão de custos acaba influenciando também na qualidade dos produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece aos clientes. Com isso, é possível investir mais em matéria-prima, compra de melhores equipamentos e treinamento de novos profissionais.

Satisfazer os consumidores e oferecer o que eles precisam faz com que o seu negócio seja visto com bons olhos, agregando valor e aumentando o fluxo de saída.

Competitividade de mercado com os concorrentes

Quanto maior for o mercado consumidor que você atende, mais fácil será ofertar a ele um bom preço pelo seu produto. Ao diminuir os gastos com a produção, matéria-prima e mão de obra, é possível diminuir também o preço pelo qual seu produto e/ou serviços será vendido e, assim, se colocar na frente dos seus principais concorrentes.

Menos riscos para a sustentabilidade do negócio

Unindo todos os benefícios que já citamos acima é fácil entender o porquê deste último. Menos custos de produção, mais lucratividade e competitividade no mercado, além de produtos e serviços de primeira qualidade, são a chave para qualquer empreendimento bem-sucedido.

Dessa maneira, os riscos de algo não sair como o planejado e comprometer a saúde financeira da sua empresa são bem menores.

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