fbpx

Fonte: ANS

Entre março e novembro/2020, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 14.991 reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à covid-19. O dado faz parte do Boletim covid-19 divulgado no último dia 18 de novembro pela agência reguladora, que monitora informações assistenciais e econômico-financeiras do setor durante pandemia.

Em novembro foram registradas 1.163 reclamações, queda de 4,1% em relação ao mês anterior. Do total de reclamações sobre covid-19 registradas no mês passado, 69% dizem respeito a dificuldades relativas à realização de exames e tratamento, 20% se referem a outras assistências afetadas pela pandemia e 11% são reclamações sobre temas não assistenciais (contratos e regulamentos, por exemplo).

Além das quase 15 mil reclamações, a ANS recebeu também 18.488 pedidos de informações sobre procedimentos relacionados à covid-19.

A taxa de ocupação de leitos exclusivamente alocados para covid-19 subiu para 63% em novembro ante 54% verificado em outubro. E a taxa de ocupação de leitos para os demais procedimentos passou de 68% em outubro para 71% em novembro.

Em novembro, houve queda no número de queixas registradas pelos consumidores por meio dos canais de atendimento da ANS. Foi registrado um total de 13.367 demandas envolvendo todos os temas, redução de 2% em comparação a outubro.

Em relação à inadimplência, o percentual geral, tanto para planos individuais e familiares, quanto para coletivos, os indicadores ficaram em 6% em novembro, ante 9% em outubro.

A tendência de crescimento de beneficiários de planos de saúde, em relação a 2019 se manteve, em novembro o setor registrou 47,36 milhões de beneficiários.

A taxa de crescimento do número de beneficiários acima de 59 anos, também se mantém positiva. Já no caso de beneficiários até 59 anos a taxa de crescimento foi negativa nos planos de contratação familiar ou individual (-0,40%).

Esse resultado é condizente com a conjuntura da pandemia, indicando que a população mais vulnerável, se esforça para preservar ou ampliar a cobertura assistencial, e que os efeitos da crise econômica e do desemprego prejudicam a manutenção dos planos para a população em idade ativa, diz a ANS.

A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos sócios e colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.

Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *