São tantas os sentimentos que acompanham uma gestação! Alegria, medo, ansiedade.. E tantas coisas a planejar.. Uma delas e muito importante é o plano de saúde que vai garantir os cuidados médicos ao seu bebê.
Nos primeiros meses de vida, muitos exames e consultas ao pediatra são necessários para assegurar que a saúde de seu bebê está bem, e quem tem um plano de saúde para recém-nascido, tem esse atendimento assegurado.
Para garantir asegurança do seu filho, respondemos algumas dúvidas que são comuns nesse momento. Confira!
Como funciona o plano de saúde para recém-nascidos?
Se você já possui um plano de saúde, seu filho pode utilizá-lo gratuitamente nos primeiros 30 dias de vida, de acordo com as carências já cumpridas, devendo ser incluído como dependente posteriormente.
Mas atenção! A inclusão da criança como dependente não é automática, e os pais devem ficar atentos a esse prazo (30 dias!), isso porque quando a inclusão é feita durante o primeiro mês de vida, a criança fica isenta do cumprimento de carências.
É preciso que o responsável apresente a documentação para que seja feita a inclusão do bebê. Normalmente, é solicitada a certidão de nascimento do bebê, o RG e CPF dos pais para confirmar a filiação.
Ao incluir o bebê como dependente, ele terá os mesmos benefícios que seus pais, sejam eles ambulatoriais, hospitalares ou referência.
O plano de saúde para recém-nascido, como funciona vinculado ao da mãe, dependerá das carências que ela cumpriu.
A mesma carência é estendida para a criança, por exemplo, se já está valendo o período em que pode fazer consultas médicas e exames, o filho também terá os mesmos benefícios.
A regra inversa também é válida, se estiver dentro do período de carência, então os convênios não cobrirão os procedimentos.
Qual o melhor plano de saúde para crianças?
Nesta fase da vida, é maior a demanda de consultas e exames, então opte por uma contratação ambulatorial e, se quiser também estar prevenido para caso uma internação seja necessária, opte pela ambulatorial + hospitalar, tida como a forma de plano padrão.
Outro ponto de atenção deve ser a rede credenciada, pois é comum ter um médico de confiança que acompanha seu filho desde a primeira infância até o início da adolescência. Sendo assim, opte por planos que atendem as clínicas ou hospitais nos quais estão os profissionais de sua confiança.
Qual a cobertura dos planos infantis?
A cobertura de um plano contratado para crianças é a mesma de qualquer outro e está regulamentada pelo rol de procedimentos da ANS.
Seu filho terá acesso a todos os testes necessários para recém-nascidos, como o teste do pezinho, da orelhinha e do reflexo vermelho. E posteriormente, você poderá realizar todos os exames/procedimentos de acordo com o que fôr solicitado pelos médicos.
Importante ressaltar que as operadoras não podem negar o plano de saúde para recém-nascido ou aumentar o valor das mensalidades pelo fato da criança ter nascido com condições especiais e necessitar de procedimentos, internações ou tratamentos de alta complexidade e custo após o nascimento. Isso vale, inclusive, para internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Como fica o plano de saúde em caso de adoção?
A ANS determina que em casos de adoção para crianças de até 12 anos, a regra é a mesma que para recém-nascidos. A única diferença é que a inclusão da criança adotiva (de até 12 anos) deve acontecer em no máximo 30 dias após a adoção.
Isso quer dizer que a partir da data de adoção a criança poderá ser incluída como dependente no plano de saúde sem que seja necessário cumprir as carências.
Para isso é necessário apresentar a documentação de adoção e outros comprovantes solicitados pela operadora.
Contratar um plano de saúde para seus filhos é garantir que eles cresçam mais seguros e saudáveis, garantindo também a tranquilidade e conforto dos pais.
A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos sócios e colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.
Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.