É o seguro de vida que que vai garantir proteção financeira para você e para os seus dependentes/beneficiários.
Ao contrário do que boa parte da população acredita, esse tipo de apólice não é válido somente para o caso de falecimento, pode ser também um excelente investimento, proporcionando benefícios ainda em vida.
O produto “Seguro de Vida” evolui bastante nos últimos tempos…
Ele garante o bem-estar de quem você mais ama. É um alívio saber que, mesmo se algo acontecer com você, seus filhos vão poder continuar estudando em uma boa escola e fazer a faculdade que tanto desejam e que seu cônjuge vai conseguir manter um lar confortável para que sua família possa seguir em frente.
Além disso, o seguro de vida é sinônimo de conforto para você em outras situações, como na impossibilidade de continuar exercendo suas atividades profissionais em decorrência de um grave acidente. Existem coberturas que possibilitam que você não se aperte financeiramente e permitem que tenha um tratamento adequado ou que repõem parte do que está deixando de ganhar por não poder trabalhar temporariamente.
Ou seja, são inúmeros os motivos para você contratar o seguro de vida e
para garantir a qualidade de vida e tranquilidade da família em caso de imprevistos.
Por que contratar?
Como dissemos acima, o seguro de vida é um produto feito para dar apoio ao segurado e seus familiares nos momentos mais difíceis.
Basicamente, ele garante uma indenização em caso de morte ou invalidez permanente ocasionados por acidente.
Além das coberturas por morte natural, acidental e invalidez permanente total por acidente, o segurado pode complementar sua apólice com outras proteções para ter mais tranquilidade.
Principais Coberturas do Seguro de Vida
Vale ressaltar, que todos os contratos de seguro de vida devem possuir obrigatoriamente a cobertura para o risco de morte, seja ela ocorrida por causa natural ou acidental
Morte acidental
Está entre as coberturas básicas do seguro de vida.
Em caso de morte natural ou decorrente de um acidente do segurado, a seguradora paga uma indenização para a família e para os demais beneficiários descritos na apólice, se houver. O valor dessa indenização será o que estiver estipulado em contrato.
Se o segurado desejar, é possível contratar a cobertura adicional de morte acidental em dobro, que prevê o pagamento de duas vezes o valor da indenização.
Invalidez permanente
Também é uma cobertura básica. É caracterizada quando há o dano irreversível de partes que sejam consideradas vitais para o corpo. Quando uma pessoa perde os dois braços em um acidente, por exemplo, essa invalidez é permanente e total.
Se o segurado sofrer um acidente que ocasione esse tipo de invalidez, ele receberá indenização da seguradora também de acordo com o valor que estiver estipulado na apólice.
Diárias por incapacidade temporária
São uma cobertura adicional do seguro de vida. Isto é, o segurado pode complementar a sua apólice incluindo esta proteção.
Esta cobertura prevê o pagamento de um valor para cada dia que o segurado ficar afastado de suas atividades profissionais em decorrência de doença ou acidente. A proteção serve justamente para evitar o prejuízo do trabalhador no período em que ele não puder ser remunerado por não estar exercendo sua atividade.
Assim como previsto nas outras coberturas, o valor a ser pago pela seguradora ao segurado é o que foi determinado na apólice. Além disso, a contratação desta cobertura depende da profissão que a pessoa exerce.
Antecipação especial por doença
Outra cobertura adicional do seguro de vida, a antecipação especial por doença permite que a indenização por morte do segurado seja recolhida em caso de quadro clínico irreversível. Ou seja, se a pessoa estiver em fase terminal de certas doenças, é possível resgatar esse valor ainda em vida.
Despesas médico-hospitalares e odontológicas
A cobertura de despesas médico hospitalares e odontológicas também é adicional. Com essa proteção contratada, o segurado recebe o reembolso de despesas que utilizar em um tratamento para se recuperar de um acidente que seja coberto pelo seguro de vida. Entre as despesas reembolsáveis estão gastos com médicos, dentistas e hospital.
Assistência Funeral
A cobertura de assistência funeral é adicional e tem como objetivo custear as despesas referentes ao funeral do segurado. Esta modalidade permite a contratação de um plano familiar, que estende esse auxílio em caso de falecimento de outras pessoas da família.
Cobertura de majoração
É um complemento importante à proteção básica de invalidez permanente total por acidente. Ela serve para que o segurado receba 100% de indenização se houver um acidente que o impeça de exercer sua atividade profissional.
Na cobertura de invalidez permanente total por acidente, há uma tabela que prevê o percentual de indenização ao segurado de acordo com o tipo de função do seu corpo foi perdida em razão do acidente. Com a majoração, o segurado indica sua profissão, que define os membros pelos quais ele deve ser indenizado se não puder mais utilizá-los.
Imagine um cirurgião, por exemplo. Caso ele sofra um acidente que exija a amputação de uma das mãos, ficará impedido de continuar a exercer sua profissão. Dessa forma, a cobertura de majoração garante que ele seja indenizado na totalidade do valor previsto na apólice.
Importante ressaltar, que é possível combinar mais de um tipo de cobertura criando um produto específico para as suas necessidades.
Tipos de Seguro de Vida
Seguro de Vida Pessoal
O seguro de vida pessoal é o mais conhecido entre as modalidades do produto. Nele, as coberturas são válidas exclusivamente para o segurado. Ou seja, as possíveis indenizações, reembolsos, diárias e outros valores são pagos apenas em casos de eventos que aconteçam com a própria pessoa que contratou o seguro.
Seguro de Vida Familiar
O seguro de vida possibilita também a adesão de um plano familiar. O funcionamento é semelhante ao do seguro de vida individual, mas, nessa modalidade, o segurado pode estender algumas proteções ao seu cônjuge e aos filhos, de acordo com algumas regras estabelecidas na apólice.
Seguro de vida resgatável
É uma modalidade que engloba todas as proteções previstas no produto convencional, mas também funciona como uma forma de guardar dinheiro para o futuro.
Lembre-se sempre da essência do seguro de vida: proteger os familiares ou dependentes financeiros do seguro no caso de uma eventual fatalidade.
Ao contratar o seguro de vida resgatável, o segurado escolhe um período pelo qual vai pagar, como 10 anos, por exemplo. Ao chegar nessa data, pode recolher o valor pago ao longo dos anos corrigido de acordo com a inflação. E isso é excelente para você, visto que você consegue ter uma previsibilidade muito maior do valor a ser pago anualmente no seu seguro.
Seguro de Vida em Grupo
O seguro de vida em grupo é uma modalidade que faz parte do seguro empresarial. Este produto geralmente é contratado por empresas ou outras instituições para o benefício de seus colaboradores.
Quanto custa um Seguro de Vida?
O seguro de vida não tem necessariamente um alto custo. Porém, para determinar o preço a ser pago em uma apólice são levados em conta diversos fatores, tais como: idade do segurado, seu estilo de vida, histórico de doenças, se é fumante, entre outros.
Além destas questões que se referem ao perfil do segurado, o preço do seguro pode variar também de acordo com as coberturas que são contratadas.
É por isso que para determinar o valor de uma apólice é necessário que seja feita uma cotação junto a seu corretor.
Tipos de Apólice de Seguro de Vida
Existem dois tipos de contrato para o seguro de vida: Individual ou Coletivo/ Seguro de Vida em Grupo.
Na apólice individual, a seguradora cobre o risco de um único segurado pessoa física.
Para esse caso, os seguintes fatores são usados como base para cálculo do prêmio (preço) do seguro: idade, sexo, estado civil, estilo de vida, profissão e condição de saúde.
Coberturas, o prazo de vigência e a forma de pagamento da indenização, são negociados entre segurado e seguradora.
Na apólice coletiva, a contratação é feita por uma empresa, associação profissional, clube ou entidade de classe. Os beneficiários, obviamente, são as pessoas físicas vinculadas a essas instituições.
Dentro desse contexto, a contratante é chamada de estipulante, pois é ela que define as condições do plano com a seguradora.
Beneficiários do Seguro de Vida
O contratante do seguro pode escolher livremente quem serão os beneficiários do seu seguro de vida.
A substituição deles por outros também pode ser realizada quantas vezes o segurado quiser.
A indenização é sempre paga aos beneficiários indicados na apólice.
Isso acontece mesmo que os nomes mencionados não sejam familiares diretos do segurado, pois a indenização não é considerada uma herança, o que significa que não necessariamente os herdeiros terão direto ao valor segurado. Prevalecerá sempre, a indicação do contratante do seguro de vida.
E, na falta de indicação de beneficiário, de acordo com o Artigo 792 do Código Civil, metade da indenização será paga ao cônjuge não separado judicialmente e, o restante, aos herdeiros do segurado.
O que fazer em caso de sinistro no Seguro de Vida?
O primeiro passo é informar o sinistro à seguradora. Nesse momento serão feitas as orientações necessárias para acionar o seguro.
Será preciso preencher um formulário comunicando o sinistro, e apresentar a documentação básica que consta na apólice. Esses documentos variam conforme o tipo de sinistro, e em alguns casos, pode ser necessário entregar documentos além dos relacionados nas condições gerais.
Qual o prazo para pagamento da Indenização?
Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) de número 117/2004, a seguradora tem um prazo máximo de 30 dias, a partir da entrega da documentação completa, para pagar a indenização.
No entanto, se forem necessários outros documentos, a contagem do prazo pode ser suspensa até que eles sejam apresentados. Para tanto, é preciso que a seguradora explique quais foram os motivos da nova solicitação.
Quando esse prazo não é respeitado, é obrigação da seguradora pagar a indenização com os valores corrigidos, de acordo com o índice de inflação ou conforme for definido na apólice do seguro de vida.
Por mais que nos esforcemos, é impossível prever exatamente o que vai nos acontecer nos próximos dias, ou mesmo nos próximos minutos.
A contratação de um seguro nada tem a ver com o desejo de morte ou uma preocupação desnecessária.
Ao contrário! Trata -se, na verdade, da demonstração de afeto e cuidado!
A melhor forma de contratar um seguro de vida é conversando com o seu corretor e explicando as especificidades do seu caso.
A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos sócios e colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.
Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.