fbpx

Atualmente, a bicicleta deixou de ser apenas um equipamento utilizado para o lazer nos finais de semana. Ela é um verdadeiro meio de transporte alternativo, que auxilia o deslocamento dos usuários em diversas situações, como ida até o trabalho, a faculdade, a academia, simplificando a rotina, com menos perda de tempo no trânsito, por exemplo

Além disso, a bicicleta pode ter uma finalidade profissional. É o caso dos ciclistas que participam de campeonatos, por exemplo

No entanto, independente da finalidade da bicicleta, o fato é que elas são sujeitas a riscos. É aí que entra a importância de contratar um seguro.

Tomar a decisão de fazer um seguro para sua bicicleta é um grande passo. Você está decidindo proteger um bem que te dá prazer, mobilidade e ajuda a manter sua saúde.

Vantagens em contratar um Seguro de Bicicleta

  • Os valores das apólices são ajustáveis => é possível customizar a cobertura, conforme as necessidades e estilo de vida do ciclista.
  • Amplas coberturas => há coberturas em casos de roubo e furto, perda do equipamento, avarias, quebra de alguma peça específica, enchentes, arranhões que estraguem a pintura, pneus furados e desgastados, entre outras.
  • Agilidade no serviço => tanto na contratação, quanto no momento do acionamento do seguro, o serviço é feito de forma ágil e otimizada.
  • Pedalar com mais tranquilidade=> O ciclista consegue sair para pedalar com mais sossego e segurança, já que tem a consciência de que não enfrentará a perda de seu patrimônio, caso venha a sofrer um furto, ou perder a bicicleta.  

Como funciona a contratação do Seguro?

O seguro de bicicletas é muito similar ao seguro de automóveis.

A contratação envolve a entrega da documentação do ciclista e da bicicleta. Nos casos em que a bicicleta seja usada ou não tenha nota fiscal, por exemplo, a seguradora deverá analisar a situação e emitir um parecer sobre a possibilidade de aceitação do seguro e o posterior fechamento do contrato.

Da mesma forma, é feita a discussão sobre os valores relativos às prestações mensais, o prêmio, a forma de pagamento etc.

O seguro para bicicletas envolve 3 etapas distintas:

  1. Verificação é o momento em que a seguradora pede uma comprovação que a bicicleta que você deseja segurar realmente te pertence. Isso impede que uma pessoa que conseguiu uma de forma ilegal consiga contratar uma proteção para aquela bicicleta.
  2. Contratação é quando ciclista e seguradora firmam um acordo para proteger a bicicleta. A contratação é feita após a seguradora pegar seus dados pessoais, e ter alguma comprovação que você realmente tem a bicicleta, através do processo de Verificação.
  3. Sinistro, quando acontece, é responsabilidade do ciclista avisar a seguradora ou seu corretor, que dará abertura ao processo para avaliar a ocorrência e determinar o pagamento ou não da indenização ao ciclista. Se confirmado que o sinistro se encaixa em uma cobertura contratada pelo ciclista, a seguradora paga o valor da bicicleta ao cliente, descontando o valor da franquia. 

Como agir em no caso de um sinistro:

  • Entre em contato com a seguradora ou sua corretora de seguros: Eles irão te guiar e dar instruções para garantir que você seja ressarcido. 
  • Registre o máximo possível: Se estiver com seu celular, tire fotos do local onde aconteceu, da bicicleta (se for um sinistro de danos). Guarde a corrente que a prendia (em caso de furto). Anote exatamente como aconteceu para guardar todos os detalhes possíveis. 
  • Procure testemunhas: Peça a qualquer um que estiver pedalando com você para se colocar à disposição para dar testemunhos a seguradora. Estava pedalando sozinho? Peça ajuda às primeiras pessoas que encontrar (seja na trilha ou na cidade).

Quais as coberturas possíveis?

Existem diferentes opções de seguros que atendem desde às necessidades mais básicas, como furto e roubo, até produtos com coberturas mais amplas que visam oferecer uma proteção mais completa. 

O ideal é que você defina quais proteções realmente importam para você, baseado no local onde costuma pedalar, tipo de uso da bicicleta e seu perfil de forma geral.

Aqui estão as coberturas possíveis atualmente:

  • Assalto ou Roubo é quando você é abordado pelo ladrão, que com o uso de força ou ameaça leva sua bicicleta embora.
  • Furto qualificado, é quando você não está com a bicicleta, ela está guardada e alguém arromba a porta, ou cadeado, e a leva sem que você perceba

O furto é coberto por seguradoras desde que seja um furto qualificado, e não um furto simples. E isso é um ponto que requer atenção especial:

​Na prática, a diferença entre estes tipos de furto é o fato do bandido ter ou não que romper um obstáculo para levar a bicicleta.

Este obstáculo pode ser um cadeado que prendia a bicicleta, um portão que precisou ser arrombado ou uma parede que precisou ser escalada. 

Mesmo que você tenha uma câmera mostrando o furto, se não ficar constatado que a bicicleta estava presa a cadeado ou foi necessário arrombar uma porta ou portão que impedia o acesso, você terá sérias dificuldades para receber da seguradora.

Por isto, se você guarda sua bicicleta fora de casa e não a prende com um cadeado, de nada adiantará ter o seguro.

Existem opções de seguro que cobrirão apenas se o furto for no local segurado, por exemplo na sua residência. Portanto, se você utilizar sua bicicleta para deslocar-se para o trabalho ou viagens, prefira uma opção que cubra furto fora da residência.

Outro ponto relevante é que para os seguros residenciais, a “unidade habitacional” segurada é seu apartamento, não o seu condomínio. Portanto, guardar a bicicleta na garagem não resolve nada para um seguro residencial com cobertura para bicicletas.

  • Danos acidentais, cobre os custos de reparo ou reposição de peças em caso de acidente ou dano durante o transporte, assim como em caso de acidente enquanto pedala. É válido também, se você estiver transportando a bicicleta no carro, e envolver-se em um acidente, danificando a bicicleta.
  • Cobertura de Responsabilidade Civil cobrirá os danos ou prejuízos, materiais, corporais ou morais causados a terceiros.
  • Cobertura em Viagens Internacionais sejapara competições amadoras ou simplesmente para uma experiência de aventura ou turismo, não apenas o furto qualificado e roubo estarão amparados, mas também danos acidentais e as demais coberturas do seu seguro.
  • Acidentes Pessoais, esta cobertura irá ajudar você ou à sua família em caso de morte acidental ou invalidez permanente enquanto estiver pedalando. 
  • Bagagem, esta cobertura irá cobrir a perda por extravio da bicicleta sendo transportada por uma companhia de transporte aéreo ou terrestre, ou mesmo por transportadoras especializadas.

Para poder reclamar a indenização você deverá comprovar a sua viagem com o ticket de embarque e fazer imediatamente uma ocorrência junto à companhia ainda no momento do desembarque.

Quais situações nenhum seguro para bicicletas cobre?

Tão importante quanto entender quais as coberturas disponíveis é entender quais situações nenhuma seguradora irá cobrir. 

  • Furto Simples=> é quando o bem é levado sem que haja vestígios de ruptura de obstáculos para acessá-lo. Ou seja, não há nada para proteger a sua bicicleta, como cadeado por exemplo.
  •  Deterioração e manutenção deficiente=> o seguro para bicicletas busca protege-la assumindo que o ciclista também a protege. É função do ciclista garantir que a manutenção da bicicleta esteja sendo feita com a frequência e qualidade ideal.
  • Bicicleta sobre a guarda de terceiros=> é muito importante estar atento a com quem você deixa sua bicicleta, pois as seguradoras não vão garantir proteção se ela estiver sendo usada por terceiros que não forem citados no contrato.
  • Danos preexistentes=> a seguradora não vai cobrir danos se estes já existirem antes da contratação. É preciso que você faça uma avaliação da sua bicicleta antes de contratar um seguro, e garanta que ela em ordem antes de protegê-la.
  • Comportamentos negligentes do segurado => não são cobertas situações em que fica provado que o ciclista foi negligente em proteger sua bicicleta.
  • Furto ou dano dentro do veículo transportador => a cobertura de furto ou dano na bicicleta enquanto está no veículo transportador só é válida durante o transporte. Se sua bicicleta está dentro do carro estacionado, e você não está presente, a cobertura não é válida!

A contratação de seguro de bicicleta é a melhor forma de garantir que o seu patrimônio esteja devidamente a salvo caso algo inesperado aconteça. É a defesa do seu patrimônio.

Por um valor pequeno que você investe no seguro, você tem a chance de repor esse seu bem, ou pelo menos a maior parte dele.

A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos sócios e colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.

Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *