fbpx

A vida moderna trouxe consigo inúmeros avanços e conquistas em todas as áreas do conhecimento humano. Esses avanços estão possibilitando melhorar a qualidade e a expectativa de vida para milhões de pessoas. Por outro lado, algumas situações e condições próprias dessa modernidade estão silenciosamente comprometendo nossa saúde, contribuindo para o surgimento de algumas das principais doenças do século 21.

Mas por que elas surgem?

De modo geral, um dos principais fatores responsáveis por essas doenças, é o sedentarismo. Hoje, temos tudo sempre à mão e nos movimentamos com uma frequência menor. Isso faz com que gastemos menos energia e, quando aliada à alimentação inadequada, o sedentarismo pode trazer algumas consequências negativas para a saúde, como a obesidade, doenças metabólicas e cardiovasculares.

Outro fator muito importante para o surgimento de tais problemas é o estresse.

 Hoje, a história se altera muito mais rapidamente e é muito comum desejarmos algo e quando o conseguimos, isso já não ser mais suficiente.

Com isso, criamos expectativas que dificilmente são atendidas e nos tornamos cada vez mais insatisfeitos, contribuindo para a sensação de estresse que pode ser extremamente nociva para a nossa saúde física e mental.

E quais são as mais comuns doenças do século 21?

Obesidade

Doctor examining patient obesity on light background

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade já é considerada uma epidemia. As estatísticas atuais apontaram que um em cada oito adultos em todo o planeta é obeso. Nesse cenário, a estimativa é de que até 2025, cerca de 2,3 bilhões de indivíduos estejam com excesso de peso. Deste total, mais de 700 milhões com obesidade.

 Um dos motivos considerados como “causador” da obesidade é a rapidez que a vida moderna exige. Hoje em dia tudo deve acontecer muito rápido, as pessoas sempre optam por saídas mais fáceis, como usar um carro ao invés de andar a pé.

Uma ampla variedade de “fast foods”, alimentos processados, excesso de gorduras, e evidentemente a falta de atividade física são também condições para o aumento de peso. A obesidade aumenta riscos de desenvolver problemas correlatos, como diabetes e doenças cardíacas.

Caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo, a obesidade tende a piorar com o passar dos anos, conforme alertam os especialistas.

Transtorno da Ansiedade

O Transtorno da Ansiedade é caracterizado geralmente por uma preocupação excessiva que é totalmente desproporcional à causa. Todos, em algum momento da vida já sentimos alguma ansiedade, entretanto quando esta paralisa e foge do controle, torna-se uma patologia grave.

A vida moderna é cercada por preocupações que nos causam ansiedade, estudantes se preocupam com as provas, assalariados se preocupam com o fracasso, com a possibilidade de desemprego e muitas outras questões que nos cercam.

O Transtorno da Ansiedade baseia-se em situações para além destas, significa que, apesar de todas as possibilidades de se comunicar em um mundo globalizado, as pessoas se sentem aprisionadas. De acordo com as instituições de saúde dos Estados Unidos, pessoas com ansiedade social temem constantemente serem observadas e julgadas por quem está a sua volta.

Se você é visto como alguém de estopim curto, que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem muita dificuldade para relaxar, se cobra demais, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado por compromissos,  provavelmente chegou a hora de procurar ajuda especializada para avaliar e tratar desse estado permanente de tensão e ansiedade.

Depressão

Thoughtful man

A depressão foi considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “mal do século XXI”. Doença silenciosa, ela ainda é incompreendida inclusive por quem sofre do problema. Já se fala sobre uma epidemia de depressão pois ela atinge 10% da população mundial e esse índice aumenta a cada ano.  

A depressão não é uma doença nova. Entretanto, ela está associada ao estresse da vida moderna, tais como: trânsito excessivo, violência, correria do dia-a-dia, entre outros.

Embora o conhecimento sobre a depressão venha aumentando, é sabido que apenas uma pequena parcela da população (cerca de 10%) recebe o tratamento adequado. Isso porque, muitas vezes, os sintomas não recebem a devida atenção e/ ou são menosprezados pelas pessoas que convivem com o doente.

Estima-se que até 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde.

O fato é que a depressão pode afetar qualquer pessoa, contudo, depende de uma predisposição genética para se manifestar.

Ela é caracterizada por tristeza persistente, pela perda de interesse em atividades que, normalmente, são prazerosas, ansiedade, dificuldade de concentração, distúrbios no sono e apetite entre outros sintomas, podendo levar inclusive ao suicídio em casos mais graves.

O tratamento da depressão deve ser feito por meio de psicoterapia, medicamentos   e/ou uma combinação de ambos.

Síndrome de Burnout

O termo “burnout” foi designado por psicanalistas norte-americanos a cerca de 25 anos atrás. Nos países industrializados, o “burnout” tem estado cada vez mais no centro das atenções como parte dos debates sobre um equilíbrio satisfatório entre a vida pessoas e a profissional.

 É considerada uma doença do século 21, pois está relacionada à exaustão prolongada por excesso de trabalho. O próprio termo “burnout” revela que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.

Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas. É o caso de pessoas das áreas de educação, assistência social, saúde, recursos humanos, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas.

É por isso que é fundamental buscar apoio profissional assim que qualquer sinal for notado. O diagnóstico é feito por profissional especialista, após análise clínica.

O tratamento envolve psicoterapia e, em alguns casos, são indicados medicamentos como antidepressivos e/ou ansiolíticos.

O paciente em tratamento também deve promover mudanças nas condições de trabalho e nos hábitos de rotina. Assim, é possível manter o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e profissional.

Trombose

A trombose é a formação de coágulos que entopem as veias. Ela pode causar infarto e embolia pulmonar, podendo ser fatal.

É comum que coágulos se formem ao longo de períodos de imobilidade, essa imobilidade faz com que o fluxo normal de sangue seja bloqueado ou fique mais lento, causando pequenos coágulos que podem ser fatais.

Como a trombose pode surgir a partir de longos períodos de imobilidade, é muito frequente em passageiros de voos de longa distância, ou por extensas jornadas de trabalho na posição sentada.

Manter o peso dentro dos limites saudáveis, não fumar, restringir o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos são medidas importantes para prevenir a formação desses coágulos, também conhecidos como trombos.

Recomenda-se ainda movimentar-se tão logo seja possível nas viagens que exigem longos períodos de imobilização, depois de cirurgias e quando tiverem necessidade de permanecer em repouso por muito tempo. Usar meias elásticas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos para dormir são medidas que também ajudam a prevenir a formação de coágulos.

A vida moderna nos traz novos desafios em diversos aspectos. E cuidar bem de nossa saúde é essencial para nos manter equilibrados e predispostos a enfrentar os desafios das atividades diárias.

E para ficar tranquilo de verdade, você e sua família precisam contar com um bom plano de saúde. Afinal, o acompanhamento médico regular e a medicina preventiva são capazes de identificar sintomas e mapear doenças em estágios iniciais.

Cuide bem da sua saúde! Ter um convênio médico pode custar menos do que você imagina.

A GG Brokers presta consultoria especializada em corretagem de seguros individuais, por adesão, familiares, e para pequenas, médias e grandes empresas. Tem como missão oferecer os melhores benefícios para sua equipe e o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Com uma atuação transparente e imparcial no tratamento das informações e em parceria direta com o departamento de RH das empresas, nosso foco é atuar sobre os benefícios essenciais para o bem-estar dos colaboradores, que refletem diretamente no sucesso dos negócios.

Seguros pessoais e empresariais para você e sua família ficarem de bem com a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *