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A reabertura dos serviços e comércio com a flexibilização da quarentena da Covid-19 já é uma realidade em muitas cidades brasileiras.

Entretanto, uma coisa é certa: é preciso muita responsabilidade nesse momento.

Manter os cuidados com a saúde é essencial para que não haja um aumento no número de casos e a necessidade de retorno à quarentena mais rígida.

Prepara-se e planeje sua reabertura!

O chamado “novo normal” agora, para o retorno, envolve medidas de proteção e cuidados extras como higiene do estabelecimento e colaboradores, controle do número de pessoas dentro do ambiente, fornecimento de máscaras, medidas de distanciamento social, modificações físicas no espaço de trabalho e regras de triagem e rastreamento que também deverão ser claras aos seus clientes.

Planeje sua volta aos negócios com estratégias e atitudes responsáveis que ajudarão você a reabrir com sucesso e fechar esse ano difícil no positivo!

Alinhe expectativas com o colaborador

Se a sua organização pode manter as operações com os trabalhadores atuando de casa, questione-os se eles desejam manter o home office após o período de isolamento social.

E, mesmo as organizações que precisam do funcionário presencialmente, o ideal é indagá-lo sobre quais os medos e anseios no período de reintegração. Esses dados vão ajudá-lo a elaborar um protocolo inclusivo.

Respeite as regras de sua cidade/estado

Apesar de estarem em constante mudança e gerando dúvidas em alguns momentos, os donos de negócios precisam ter total conhecimento das regras.

Assim, fique muito atento aos decretos municipais, para saber quais são as exigências em sua região.

Respeite as regras, seja responsável e alerte seus colaboradores e clientes sobre a importância em seguir as normas.

Desenvolva um protocolo de segurança

As empresas de varejo que estão reabrindo precisarão treinar suas equipes para novas práticas de higiene e outros protocolos, incluindo medir a temperatura dos clientes.

Já no caso de quem atua em escritórios, será necessário repensar onde os trabalhadores se sentarão em relação aos outros, como será o deslocamento deles nas áreas comuns e até protocolos de reuniões e eventos fora da organização.

Assim, as empresas que não delinearem novos regulamentos poderão, claramente, enfrentar reclamações oficiais e danos à reputação, além de exporem seus funcionários ao risco de contrair coronavírus.

Dentre as principais regras que você tem que seguir à risca, estão fatores como:

  1. Uso obrigatório das máscaras de proteção;
  2. Horários de funcionamento (algumas cidades estão criando horários de funcionamento exclusivo para pessoas do grupo de risco, por exemplo);
  3. Limite de pessoas dentro do estabelecimento.

A higienização é essencial

Higiene é fator indispensável para reduzir o contágio!

Mantenha sempre álcool em gel a disposição dos clientes e colaboradores.

Adote uma política de limpeza rígida, limpando bem os balcões, maçanetas, corrimões, cadeiras, enfim, todos os ambientes em que há circulação de pessoas, tanto clientes como funcionários.

Não se esqueça que a flexibilização da quarentena não significa o fim da pandemia!

O vírus continua circulando e cabe aos estabelecimentos comerciais tomar medidas para que seus clientes/colaboradores não se contaminem.

O uso obrigatório da máscara permanece

Junto com os cuidados básicos de higiene e distanciamento social recomendados pelas autoridades de saúde, a máscara de proteção deve ser adotada integralmente tanto pela equipe, quanto pelos clientes/consumidores.

A utilização desse equipamento protetivo não é apenas um cuidado pessoal, mas um compromisso com a saúde de todas as pessoas que nos cercam, exigi-la é um ato essencial para evitar a disseminação da covid-19. 

Documente tudo!

Documentar as medidas tomadas para proteger a segurança dos trabalhadores é igualmente importante na reabertura das empresas após a quarentena. Esse é realmente um teste para as companhias, e aquelas que forem aprovadas no desafio criarão melhores culturas e terão funcionários mais leais 

 

Não se esqueça do que aprendeu!

Sabemos que por um bom tempo ainda não teremos o retorno geral, e isso significa que você não deve, estrategicamente, abandonar as medidas que tomou durante o isolamento social. Siga com as vendas pelas redes sociais, e-commerces, aplicativos, como o WhatsApp, Facebook ou Instagram, afinal, a maneira de comprar mudou.

Quem demorou para conhecer a praticidade das vendas online, teve que aprender na marra e agora pode optar em manter esse como seu principal método de compra. Mantendo as medidas tomadas na quarentena, você vai conseguir vender para quem quer ir até o seu estabelecimento e também para aquelas pessoas que ainda não estão se sentindo seguras para sair do isolamento. 

Continue apostando em “deliveries e take aways”, distanciamento social e seguindo todas as regras indicadas pela sua cidade/estado.

O momento traz otimismo, mas ainda falta muito para vencermos essa batalha…

Seguir estas dicas e recomendações legais, demonstra uma atitude sensata e responsável para com o bem estar de seus colaboradores, clientes e sociedade.

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